Moradores apontam benfeitorias que desejam para o Seminário

Mais de 120 moradores participaram da consulta pública para apontar as principais demandas da região, nesta segunda-feira (29/5)

O segundo encontro Fala Curitiba reuniu moradores do bairro Seminário nesta segunda-feira (29/5), no Colégio Novo Ateneu. Mais de 120 moradores participaram da consulta pública para apontar as principais demandas da região. “Estamos com a casa cheia. As demandas são relevantes e vamos responder todos os pedidos aqui feitos”, comentou Gerson Gunha, administrador regional do Portão e apresentador do encontro.

O Fala Curitiba é um novo formato das consultas públicas criado para ampliar o debate das demandas da população diretamente com os responsáveis de cada setor na administração pública municipal. Em cada bairro da cidade será feita uma reunião para eleger as principais necessidades da região. “É uma orientação do prefeito Rafael Greca ouvirmos cada vez mais e melhor as demandas da população. O Fala Curitiba vem para ouvir as pessoas, bairro a bairro, detalhando as prioridades para orientar as ações e o plano de governo, além de aproximar os gestores da comunidade”, disse Alexandre Jarschel, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), entidade gestora do Fala Curitiba.

No Seminário, o engenheiro aposentado Roberto Santoro acompanha reivindicações que se arrastam há anos sem solução, como a reestruturação da Rua São Leopoldo. “É muito bom saber que existe esse tipo de consulta, que vai além da simples apresentação da divisão do orçamento. O nosso pedido é de mais atenção com a manutenção da Rua São Leopoldo", comentou. "Além disso, a via precisa ser recalculada para o tráfego do ônibus Ahú-Los Angeles, as casas próximas estão sendo danificadas com o grande movimento", comentou Santoro, que participou do grupo de debate sobre as demandas de trânsito e teve sua prioridade eleita pelos demais do grupo.

Os encontros do Fala Curitiba continuam nesta terça-feira (30/5) no bairro Portão. Nesta quarta-feira (31/5) será a vez do Fazendinha. Na quinta-feira (1/6), os encontros serão bairros Barreirinha e Vila Isabel, sempre às 19h.

Principais demandas no bairro Seminário

Pavimentação - Fim do antipó, troca definitiva por asfalto. Macrodrenagem nas regiões mais baixas, pois ainda há alagamentos mesmo em áreas regulares. Melhoria nas calçadas, notificação das calçadas inadequadas.

Trânsito - Estudo de um binário na Avenida Nossa Senhora Aparecida. Reestruturação da Rua São Leopoldo. Abertura de uma saída alternativa de veículos nos fundos do Colégio Novo Ateneu.

Segurança - Aumentar o número de rondas da PM e GM, especialmente à noite e nas ruas residenciais. Evitar a instalação de acampamentos e ocupações de terrenos e casas abandonadas.

Meio Ambiente – Poda, manutenção e monitoramentos das árvores públicas, em especial as mais altas.