Fala Curitiba vai aos bairros Fazendinha, Barreirinha e Vila Isabel

Fala Curitiba chega ao bairro Portão.

Nesta quarta-feira (31/05), o Fala Curitiba, novo modelo de consultas públicas da Prefeitura, será realizado na Igreja Santa Amélia, no bairro Fazendinha. Na quinta-feira (1/6), passará pela Igreja Santa Efigênia, no Barreirinha, e na Paróquia da Vila Isabel, na Vila Isabel. Os encontros começam às 19h.

No Fala Curitiba os moradores apresentam os pedidos de obras e serviços que desejam para os bairros. É só chegar e participar.

Nesta terça-feira (30/5) os moradores do bairro Portão participaram da reunião. O aposentado José Ademar apresentou uma reclamação sobre a sinalização da Rua Pinheiro Guimarães, onde mora. Segundo o morador, a obra de asfalto na rua foi feita no ano passado, apesar da boa aparência, tem problemas de sinalização. “Primeiro fizeram a camada inicial de asfalto e na sequência pintaram as faixas, aí fizeram outra camada de asfalto por cima cobrindo a sinalização. Estamos com asfalto bom, mas sem sinalização adequada”, disse José Ademar.

Outro problema apontado por ele está nas bocas de lobo. “É só dar uma chuva que toda a água da rua vem para dentro dos terrenos, fomos ver as bocas de lobo e elas não têm tubulação, só o buraco.”

Aproximação

Além de ouvir os moradores, o Fala Curitiba aproxima a população da administração pública, em especial das regionais, que muitas vezes podem encaminhar com rapidez a solução de algumas demandas.  “Estamos indo na casa das pessoas, convidando elas a participarem das consultas públicas e da administração e hoje ampliamos a nossa consulta com representantes do Conselho Comunitário de Segurança do Portão, o Conseg, e com representantes da Polícia Militar do Paraná”, comenta Gerson Gunha, administrador regional do Portão.

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), seguindo a orientação do prefeito Rafael Greca de ampliar as consultas e o debate das prioridades nos bairros, está gerindo o novo formato de consultas públicas, em conjunto com as secretarias e as administrações regionais e indiretas. “O novo formato das consultas públicas amplia a interação entre as pessoas, antes apenas alguns conseguiam encaminhar prioridades ou serem atendidos pelos núcleos regionais. Agora a participação da população se faz de uma forma mais efetiva e integrada com a administração pública. Além disso, todos os pedidos serão encaminhados, analisados e respondidos pelos responsáveis”, disse Adriane Santos, coordenadora  técnica do Imap.

“Reforçamos aqui a orientação do prefeito Rafael Greca, de dar eficiência ao atendimento prestado nas regionais, espaços que estão sempre de portas abertas para a população”, comentou Dirceu de Matos, coordenador geral das Administrações Regionais.

Principais demandas no bairro Portão

Segurança – Ampliar as rondas da Polícia Militar e da Guarda Municipal para evitar roubos, principalmente nas proximidades do terminal do Portão. Intensificar a ronda em todo o bairro no período da noite.

Pavimentação –  Estudar uma nova forma de tapa-buracos, o atual sistema, segundo os moradores, tem durado pouco tempo e causa ondulações na pista. Ampliar o asfalto definitivo e corrigir as obras com erro de execução.

Saúde – Ampliar o atendimento e variedade de consultas especializadas. Suprir estoques de remédios.

Serviço: Fala Curitiba

Bairro Fazendinha

Data: quarta-feira (31/5)

Horário: 19h