Moradores de mais 14 bairros serão ouvidos no Fala Curitiba

Novo modelo de consulta pública tem por objetivo ampliar o debate e ouvir as prioridades exclusivas de cada bairro.

Nesta quinta-feira (1/6), o Fala Curitiba, novo modelo de consultas públicas da Prefeitura, será realizado na Igreja Santa Efigênia, no Barreirinha, e na Paróquia da Vila Isabel, na Vila Isabel. No Fala Curitiba os moradores apresentam os pedidos de obras e serviços que desejam para os bairros. É só chegar e participar.

A Prefeitura já consolidou a agenda dos próximos encontros. Na segunda-feira (5/6) serão ouvidos os moradores dos bairros Parolin e Uberaba. Na terça-feira (6/6), os da Vila Guaíra.

Na quarta-feira (7/6) o Fala Curitiba passará pelo Água Verde, Boqueirão, Jardim das Américas e Guabirotuba. Na quinta-feira (8/6), chega aos bairros Santa Quitéria, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha e São João.

Em todos os bairros os encontros começam às 19h.

Fazendinha

Os moradores do bairro Fazendinha participaram consulta pública Fala Curitiba na noite desta quarta-feira (31/5). Reunidos no salão paroquial e nas salas de catequese da Igreja de Santa Amélia, os moradores acompanharam a explicação do novo modelo de consulta da Prefeitura, que tem por objetivo elencar as prioridades de cada bairro. Antes, as consultas públicas eram feitas somente em encontros maiores nas Regionais, reunindo todos os bairros que compõem cada uma delas.

A saúde foi um dos temas mais destacados no encontro, como no caso de Cleosa Ramos de Lima, que apontou a necessidade de reposição de remédios na unidade de saúde Barigui. O pedido dela foi apresentado no grupo da saúde, eleito como uma das três principais demandas deste grupo e encaminhada para a composição das  prioridades da regional.

“Aqui no Fazendinha temos demandas pontuais, principalmente na área da saúde, e no encontro de hoje esse tema teve destaque”, comentou Gerson Gunha, administrador regional do Portão, responsável pelo bairro.

Entre os participantes estava o ex-vereador Edson do Parolin, líder comunitário da região. Edson compareceu para acompanhar as demandas do Fazendinha e entender como funciona o novo sistema de consultas. “É muito bom saber que estão ouvindo as pessoas nos bairros, cada região tem as suas coisas. Só lá no Parolin temos demandas para um dia inteiro de debate”, comenta Edson. A consulta pública Fala Curitiba Parolin será na próxima segunda-feira (5/6), às 19h,

As prioridades do bairro Fazendinha:

Segurança: mais presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar para evitar os roubos de bolsas e celulares nos pontos de ônibus, perto do terminal e dos pedestres.

Saúde: mais remédios nas unidades de saúde. Ampliação das equipes de atendimento.

Pavimentação: asfalto definitivo nas ruas Nicolau Hornung, Irineu da Silva e Daniel Comboni. Reestruturação geral na rua Fernando de Souza Costa.

Desburocratização: a dificuldade para renovar alvarás, acessar documentos e a demora nas emissões e vistorias atrapalham os pequenos empreendedores.

Serviço: Fala Curitiba:

Bairro Barreirinha

Data: quinta-feira (1/6)

Horário: 19h

Local: Salão da Igreja Santa Efigênia  (Avenida Anita Garibaldi, 4.200, Barreirinha)

Bairro Vila Isabel

Data: quinta-feira (1/6)

Horário: 19h

Local: Paróquia Vila Isabel (Rua Professor Ulisses Vieira, 621, Vila Isabel)

Bairro Parolin

Local: Paróquia Santo Antônio (Rua: Alferes Poli, 3390, Parolim)

Bairro do Uberaba