Fala Curitiba passa pelos bairros Barreirinha e Vila Isabel

Mais de 200 pessoas lotaram o salão de eventos da Igreja Santa Efigênio no Barreirinha na noite de ontem.

Mais de 200 pessoas lotaram o salão de eventos da Igreja Santa Efigênia no Barreirinha na noite desta quinta-feira (1/6) para o Fala Curitiba, novo modelo de consultas públicas da Prefeitura. O encontro no bairro atraiu moradores preocupados com os problemas da região e curiosos com o novo formato de debate adotado pelo município.

O Fala Curitiba também passou nesta quinta-feira pela Vila Isabel. Na próxima semana, serão consultados os moradores dos bairros Parolin e Uberaba, na segunda-feira (5/6); os da Vila Guaíra; na terça-feira (6/6); Água Verde, Boqueirão, Jardim das Américas e Guabirotuba, na quarta-feira (7/6); e o Santa Quitéria, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha e São João, na quinta-feira (8/6).

Em todos os bairros os encontros começam às 19h. É só chegar e participar.

Barreirinha

No bairro, os moradores pediram melhorias na segurança pública e pavimentação. “O encontro na Barreirinha foi muito produtivo, conseguimos captar as principais demandas da região e algumas delas já encaminhamos para a solução nos núcleos que compõem a regional”, comentou Janaina Lopes Gehr, administradora da Regional Boa Vista e apresentadora da consulta pública.

Moradora do Abranches, bairro vizinho ao Barreirinha, Ruclécia Sottomaior foi buscar a filha na escola e aproveitou para entrar no salão paroquial e participar do encontro. “Eu ia esperar o do Abranches, mas vim hoje pedir mais atenção com a Rua Leonardo Cobe, o antipó não aguenta o movimento de veículos, precisamos de asfalto definitivo”, disse Ruclécia.

Aproveitando a presença da Guarda Municipal no encontro, a moradora também participou do grupo de discussões sobre segurança pública. “A região Norte de Curitiba sofre com os arrombamentos de casas, de dia e de noite”, disse. As duas solicitações da moradora foram encaminhadas para os órgãos responsáveis.

Participaram do Fala Curitiba da Barreirinha a equipe da administração Regional Boa Vista, representantes dos núcleos regionais e da Guarda Municipal, dirigentes de associações de moradores e clubes de mães da região.

Acompanharam a consulta pública Fala Curitiba no Barreirinha os vereadores Paulo Rink e Jairo Marcelino.

Vila Isabel

No Fala Curitiba do bairro Vila Isabel os moradores sugeriram a adoção de parcerias público-privadas (PPPs) para a manutenção e melhorias dos espaços públicos.

“O tema das PPPs surgiu em outros encontro que a nossa regional promoveu, mas aqui na Vila Isabel o debate foi maior. O grupo decidiu levar à frente essa ideia e destacar como uma prioridade. Será analisada”, comentou Gerson Gunha, administrador da Regional Portão e apresentador da consulta pública.

Suely Rauaneda é moradora do Água Verde, mas aproveitou o fato de estar perto da Vila Izabel participar do encontro e dos debates dos problemas da região. “Sou vizinha de bairro, mas os problemas são os mesmos. Estamos com muita falta de segurança, a qualquer hora do dia ou da noite. A Guarda Municipal e a Polícia Militar precisam melhorar esse atendimento”, comentou.

Participaram do Fala Curitiba da Vila Isabel a equipe da administração regional do Portão, representantes da Guarda Municipal e assessores.

Principais demandas do Barreirinha

Segurança – Mais policiamento na região.

Pavimentação – Asfalto nas ruas Professor Guilherme Butler e João Waldir Teixeira de Faria. Redutor de velocidade nas ruas Lerina Maciel Ribas e Altevir Baptista de Lara. Ponte de concreto na Rua Aluízio de Azevedo.

Cultura – Promover atividades artísticas e culturais nos salões das igrejas, escolas e associações. Trazer eventos culturais para as praças e o Parque da Barreirinha.

Principais demandas da Vila Isabel

Obras – Revitalização da Avenida Presidente Arthur Bernardes, com a recuperação do pavimento, canchas, iluminação, jardinagem, pista de caminhada e ciclovia.

Segurança – Instalação e integração e câmeras de segurança. Mais rondas e a volta dos módulos policiais.

Trânsito – Revisão dos botões para travessia de pedestre na Rua Castro Alves. Melhoria nas opções de conexão da República Argentina com a Arthur Bernardes, para pedestres e ciclistas.

Próximos encontros do Fala Curitiba:

Bairro Parolin

Local: Paróquia Santo Antônio (Rua: Alferes Poli, 3390, Parolim)

Bairro do Uberaba

Local: Sociedade Bola de Ouro (Avenida Senador Salgado Filho, 3.829, Uberaba)

Bairro Vila Guaíra

Local: Colégio Santos Dumont (Rua Rio Grande Do Sul, 1.800, Vila Guaíra)

Bairro Batel

Data: quarta-feira (7/6)

Local: Espaço Kids (Alameda Princesa Isabel, 2.511, Bigorrilho)

Bairro Água Verde

Data: quarta-feira (7/6)