Fala Curitiba reúne 400 moradores do Uberaba e do Parolin

Notícias

Ontem foi a vez dos moradores do Uberaba e Parolin participarem das consultas públicas do Fala Curitiba.

Os moradores do Uberaba e Parolin participaram nesta segunda-feira (5/6) das consultas públicas do Fala Curitiba. A noite de debates teve a participação de aproximadamente 400 pessoas.

Reunidos no tradicional Clube Bola de Ouro na Avenida Salgado Filho, os moradores da região do Uberaba debateram com os representantes da administração municipal as principais demandas para compor a Leio Orçamentária Anual (LOA) 2018.

“A participação da população do Uberaba sempre foi importante, com apoio dos moradores conseguimos avançar nas demandas do bairro e sermos mais assertivos nas ações”, comentou Márcio José Nunes, administrador regional do Cajuru, responsável pelo bairro Uberaba.

Pedro Carlos Sobrinho mora no Uberaba desde 1954 e nos últimos cinco anos vem lutando pela limpeza de um terreno baldio na Rua Cocos e manutenção da calçada em frente de casa. “O terreno está abandonado, sem cuidado e sem calçada, trazendo problemas para os vizinhos“, comentou Pedro, que levou uma pasta com todos os protocolos feitos nos últimos anos. A demanda foi encaminhada à administração da Regional Cajuru, que se comprometeu em solucionar o caso o mais breve possível.

O vereador Hélio Wirbiski acompanhou o Fala Curitiba Uberaba e ressaltou a importância das consultas: “É um momento importante para centralizar as demandas, ouvir o povo e valorizar o trabalho da regional. Já avançamos muito na recuperação da Avenida Salgado Filho, da Casa Kozák, do Centro de Esporte e Lazer Uberaba e na Vila União”, comentou.   

Também participaram representantes de todas as secretarias municipais e guardas municipais.

Parolin

No mesmo horário, no salão da paróquia Santo Antônio, os moradores do Parolin reforçaram a antiga demanda de regularização fundiária de áreas irregulares e a infraestrutura de creche, escola, asfalto, lazer e transporte coletivo necessária para atender as moradias. Outras demandas pontuais foram solucionadas durante a reunião, como o caso de um poste apagado na Rua Nunes Machado, na altura do número 3.199. O representante da Secretaria Municipal de Obras Públicas passou o prazo máximo de 24 horas para o poste ser consertado.

Célio Castro, empresário da região, pediu o asfaltamento do final da Avenida Alferes Poli. Célio tem uma empresa de alimentação e as entregas dos produtos ficam comprometidas com a dificuldade no acesso e transporte da produção. “A Alferes Poli vem do Centro toda estruturada e nas últimas quadras aqui no Parolin foi esquecida. O asfalto termina e começa o antipó remendado diversas vezes, pois não aguenta o trânsito dos ônibus”, comentou Célio, que aguarda o asfalto definitivo há mais de 10 anos. A demanda do empresário foi debatida no grupo de pavimentação e encaminhada como uma das prioridades do bairro.

Gerson Gunha, administrador da Regional Portão/Fazendinha, que inclui o bairro Parolin, conduziu o encontro e participou das mesas de debate dos temas. “Aqui a regularização fundiária é uma demanda histórica, mas que vem sendo atendida e priorizada pela atual gestão. Além disso, programas de apoio e acolhida estão sendo executados e surgiram demandas para ampliarmos essas ações na região. Junto disso vem toda a infraestrutura de apoio que é preciso ser recomposta”, comentou  Gunha.

O líder comunitário Edson do Parolin falou da importância da população se unir para decidir as demandas da sua região: “Comunidade unida é comunidade forte. Hoje conseguimos apresentar as principais questões dos dois Parolins, o de cima e o de baixo. É muito bom ver a nossa comunidade em um encontro, agora vamos continuar lutando pela região e avançar com esses pedidos”, comentou Edson.

Ao final do evento, Gunha ressaltou a importância da aprovação das medidas do Plano de Recuperação de Curitiba, que estão tramitando na Câmara Municipal. “É muito importante a aprovação dos avanços propostos no Plano de Recuperação, eles garantem o futuro da cidade e o fôlego para que Curitiba volte a crescer”, comentou Gunha.

Principais demandas do Uberaba:

Pavimentação: asfalto definitivo nas ruas Osvaldo Bond, Prof. Ana Pires, Lima e Antônio Simões Cardoso.

Esporte e Lazer: instalação de academias públicas, atividades esportivas nos parques e bosques.  

Educação: volta do Piá Ambiental no Conjunto Bela Vista e Lorena, ampliação das vagas para crianças de 0 a 3 anos em creches, ampliação das vagas de ensino integral.

 

Principais demandas Parolin:

Habitação: regularização fundiária, ampliação do aluguel social.

Pavimentação: requalificação dos trechos que passam pelo bairro das ruas Alferes Poli, Lamenha Lins, 24 de maio, Prof. Leônidas Ferreira da Costa, Gastão Poplade, Prof. José Farâni Mansur Guérios, Anselmo Camati e Jackson Figueiredo

Iluminação Pública: aumento da potência da iluminação pública.

 

Próximos encontros do Fala Curitiba

Bairro Vila Guaíra

Data: terça-feira (6/6)

Horário: 19h

Local: Colégio Santos Dumont (Rua Rio Grande Do Sul, 1.800, Vila Guaíra)

 

Bairro Sítio Cercado

Data: terça-feira (6/6)

Horário: 18h

Local: Escola Municipal Colombo (Rua Izaac Ferreira da Cruz, 2591, ao lado da Copel)

 

Bairro CIC (Jardim Gabineto, Rivieira, São José do Passaúna)

Data: terça-feira (6/6)

Horário: 19h

Local:  Escola Municipal Anita Meri Guetner (Rua Padre Estanislau Piasecki, 1017, Jd Gabineto) 

 

Bairro Batel

Data: quarta-feira (7/6)

Horário: 19h

Local: Espaço Kids (Alameda Princesa Isabel, 2.511, Bigorrilho) 

 

Bairro Água Verde

Data: quarta-feira (7/6)

Horário: 19h

Local: Escola Marçal Justen (Rua Santa Catarina, 710, Água Verde)

 

Bairro do Boqueirão

Data: quarta-feira (7/6)

Horário: 19h

Local: Auditório da Rua da Cidadania (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)

 

Bairros Jardim das Américas e Guabirotuba 

Data: quarta-feira (7/6)

Horário: 19h

Local: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Rua Francisco Castellano, 365, Jardim das Américas)

 

Bairro CIC (Vila Verde, Vitória Régia)

Data: quinta-feira (8/6)

Horário: 19h

Local:  Escola Municipal América Costa Sabóia (Rua Emilio Romani, 316, CIC) 

 

Bairro do Cristo Rei

Data: quinta-feira (8/6)

Horário: 19h

Local: Sociedade Morgenau (Avenida Senador Souza Naves, 945, Cristo Rei) 

 

Bairro do Santa Quitéria

Data: quinta-feira (8/6)

Horário: 19h

Local: Salão Paroquial Igreja (Rua Professor Fabio De Souza, 1.126, Santa Quitéria)

 

Bairro São Lourenço 

Data: quinta-feira (8/6)

Horário: 19h

Local: Centro de Criatividade do Parque São Lourenço (Rua Mateus Leme, 4.700, São Lourenço)

 

Bairros Vista Alegre, Cascatinha e São João

Data: quinta-feira (8/6)

Horário: 19h

Local: Igreja Bom Pastor (Rua Victor Viezzer, 810, Vista Alegre)

Boletim de trânsito

Trânsito