Moradores apontam prioridades de nove bairros no Fala Curitiba

Nesta quinta-feira, os encontros foram no São Lourenço, Capão da Imbuia, Vista Alegre, Cristo Rei, Santa Quitéria, São João, Cascatinha e na CIC.

Mais nove bairros receberam nesta quinta-feira (8/6) o novo modelo de consultas públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba. Os encontros foram no São Lourenço, Capão da Imbuia, Vista Alegre, Cristo Rei, Santa Quitéria, São João, Cascatinha e na CIC e os moradores apresentaram as prioridades de cada bairro para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018.

Após assistirem os vídeos explicativos sobre como é composto o orçamento municipal, cada participante recebeu uma ficha, escreveu as prioridades da sua região e participou de grupos de debate para eleger as principais demandas de cada categoria (saúde, pavimentação, segurança). As prioridades escolhidas são encaminhadas para análise das secretarias responsáveis pelo setor. Ao final, as propostas serão votadas nos grandes encontros das dez regionais, no mês de agosto.

Reunidos no Teatro Cleon Jaques, no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço, os moradores do bairro debateram as principais questões da região, como a saúde. “Temos uma forte demanda por atendimentos de saúde na região, inclusive de moradores das cidades metropolitanas. A saúde é prioridade absoluta dessa gestão e temos um forte trabalho para melhorar o setor”, comentou Janaina Lopes Gehr, administradora da Regional Boa Vista e apresentadora da consulta pública.

Outro tema que concentrou grande parte das discussões foi a segurança pública. Os moradores relataram aumento dos casos de roubos a pedestres e de casas. Proposta encaminhada pelo grupo de que debateu segurança com representantes da Guarda Municipal que estavam no encontro.

O vereador Jairo Marcelino participou do Fala Curitiba São Lourenço.

Prioridades do São Lourenço:

Segurança: mais segurança no parque e aumento das rondas para evitar assaltos de dia e arrombamentos a residências à noite.

Cultura: reestruturação física do Centro de Criatividade de Curitiba, ampliação das atividades culturais no Parque São Lourenço.

Saúde: melhorias na unidade de saúde Medianeira, mais remédios.

Trânsito: requalificação das principais vias e repintura da sinalização horizontal.

Prioridades do Capão da Imbuia:

Saúde: reforma da unidade de saúde São Domingos, implementação de unidade de saúde no Acrópole.

Meio Ambiente: revitalização do Parque dos Peladeiros, capela mortuária no Acrópole.

Trânsito: estudo de binários nas ruas Nivaldo Braga e Francisco Mota, prolongamento da Agamenon Magalhães.

Prioridades do Vista Alegre, São João e Cascatinha:

Pavimentação: mais asfalto nas vias que passam os ônibus, adequação viária no encontro das ruas André Zaneti com Carlos Razera.

Educação: estruturação física da Escola Municipal Ana Hella, ampliação das atividades de contraturno.

Segurança: volta da Guarda Municipal nos parques, nas escolas e locais críticos do bairro.

Prioridades do Cristo Rei e Alto da XV:

Segurança: constituição de duplas de agentes da Guarda Municipal permanentes (Estilo Guarda de Vizinhança), implantação de modulo fixo em local a ser definido pela comunidade.

Iluminação: promover melhorias da iluminação com a substituição do sistema atual por sistema de melhor eficiência, nos padrões do implantado na cidade de Vitória.

Pavimentação: recuperação da pavimentação da Rua Padre Germano Mayer.

Prioridades do Santa Quitéria:

Segurança: maior presença da Guarda Municipal para evitar crimes como o roubo de celulares e veículos.

Saúde: ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, mais remédio.

Meio ambiente: monitoramento das árvores com risco de queda, replantio e poda.

Prioridades da CIC (Vila Verde, Vitória Régia):

Saúde: mais agilidade no atendimento das consultas especializadas, aumento das equipes nas unidades de saúde.

Obras: melhoria das calçadas e estudo de recuo para estacionamento de veículos.

Esporte e Lazer: atividades esportivas nas canchas e espaços públicos, acompanhamento de profissionais nos espaços.

Próximos encontros

Bairro Tatuquara

Local: Paroquia Santa Rita de Cássia (Rua Arcésio de Barros Lima, 471, Tatuquara)

Bairro Santa Felicidade